terça-feira, 8 de setembro de 2009

graduação grupo capoeira brasil.

Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba (1900/1974), foi um dos maiores capoeiristas de todos os tempos. Excelente jogador, lutador respeitado, era um exímio cantador e tocador de berimbau.

Bimba foi o primeiro capoeirista a receber uma autorização dos órgãos públicos para o funcionamento de uma academia oficial para a prática da Capoeira.

Mestre Bimba revolucionou a concepção conservadora que se tinha da Capoeira, criou seu estilo próprio, transformando-a em arte e esporte popular. Foi convidado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas, para fazer uma exibição, ocasião em que Getúlio declarou que a Capoeira era uma luta de valor sem igual.

É o nosso grande Patrono, respeitado e admirado por todos os capoeiristas, recebeu o título de Doutor Honoris Causa post-mortem pela Universidade Federal da Bahia, por notório saber.

HISTORIA DO BERINBAU.


O "BERIMBAU" É UM INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO DE ORIGEM AFRICANA, É UM INSTRUMENTO USADO TRADICIONALMENTE NA CAPOEIRA PARA MARCAR O RITMO DA LUTA, AQUI NO BRASIL ELE TAMBÉM É CONHECIDO POR VARIOS OUTROS NOMES COMO: RUCUNGO, URUCURGO, ORUCUNGO, ORICUNGO, URICUNGO, RUCUNGO, RICUNGO, BERIMBAU DE BARRIGA, GOBO, MARIMBAU, BUCUMBUMBA, BUCUMBUNGA, GUNGA, MACUNGO, MATUNGO, MUTUNGO, ARICONGO, ARCO MUSICAL E RUCUMBO. NO SUL DE MOÇAMBIQUE, ESTE INSTRUMENTO TRADICIONAL TEM O NOME DE XITENDE. EM ANGOLA CHAMADO HUNGU OU M'BOLUMBUMBA. O BERIMBAU ERA USADO ANTIGAMENTE POR VENDEDORES AMBULANTES PARA ATRAIR FREGUESES, NO INICIO A CAPOEIRA ERA ACOMPANHADA SOMENTE POR PALMAS E TOQUES DE TAMBORES, POSTERIORMENTE FOI INTRODUZIDO O BERIMBAU, SÓ SE LIGOU À CAPOEIRA NO SÉCULO XX. "INTRODUZIDO PELOS ANGOLEIROS, O BERIMBAU SE TORNOU A GRANDE ESTRELA DA RODA DE CAPOEIRA. O BERIMBAU É CONSTITUÍDO DE UM ARCO FEITO DE UMA VARA DE MADEIRA E UM FIO DE AÇO (ARAME) PRESO NAS EXTREMIDADES DA VARA. EM UMA DAS EXTREMIDADES DO ARCO É FIXADA UMA CABAÇA, QUE FUNCIONA COM CAIXA DE RESSONÂNCIA. O TOCADOR DE BERIMBAU UTILIZA UMA PEDRA OU MOEDA (DOBRÃO), A VARETA E O CAXIXI PARA PRODUZIR OS SONS DO BERIMBAU.

INTRUTOR E ALUNOS

Intrutor-CD CAMISAPRETA E ALUNOS

historia do grupo capoeira brasil.

No dia 14 de Janeiro de 1989, foi fundado na cidade de Niteroi, no Rio de Janeiro, o Grupo Capoeira Brasil. Formado pelos Mestres : Boneco, Paulão e Paulinho Sabiá e tendo como padrinhos os renomados Mestres Itapoan, Suassuna , Ezequiel, Peixinho entre tantos outros .O grupo foi criado com o objetivo principal de manter viva toda a expressão da capoeira como arte , cultura e esporte. Desde sua criação, o grupo tem crescido e desenvolvido projetos em academias, escolas e ongs em diversos países como Austrália, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Nova Caledonia, Hong Kong, Hungria, Japão, Espanha, França, México, Alemanha, Holanda entre outros.
O grupo Capoeira Brasil desenvolve um estilo que tem como base a Capoeira Regional de Mestre Bimba, usando todos os elementos desenvolvidos por ele e mais a evolução dos movimentos da capoeira ao longo dos anos. Chamamos este estilo de Capoeira Regional Contemporânea.